quinta-feira, 30 de junho de 2011

avaliação de história para 9 Ano

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E. PADRE ANCHIETA
NOVA ANDRADINA- MS
Professor (a): Joaquim Pereira de Almeida 
Habilitação: História  Disciplina: História   Ano: 9º Turma:  A  Turno: matutino  Ensino:  fundamental
Nome do aluno __________________________ Período:________
Avaliação de História

01-A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.
Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Varsovia;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;

02-Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.Recuperação da autonomia, reconstitucionalização do País e nomeação de um interventor civil e paulista foram reivindicações que marcaram:
 
a) o movimento tenentista da década de 1920;
b) a reação da oligarquia paulista na Revolução de 1932;
c) as manifestações integralistas nos anos 30;
d) as intentonas comunistas de 1935;
 03- O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e  ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:

a) o Kaiser Guilherme
b) Francisco Fernando
c) Lloyd George
d)Franklin Roosevelt

04-Entre-guerras ou entreguerras [1] - é a denominação dada ao período que se estende do fim da primeira guerra mundial, em 11 de novembro de 1918, até o início da segunda guerra mundial, em 1 de setembro de 1939.
O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:

a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista na Europa.
d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.

05-A participação dos Estados Unidos foi intensa e decisiva. Participaram em várias frentes ao mesmo tempo , por toda a década de 30, mantiveram uma política rígida de isolamento.ate que iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo
a) invasão da França por tropas italianas;
b) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
c) afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
d) ataque japonês à base naval americana de Pear Harbor;

06-Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
 
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;

07-"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:
a)  John Kennedy
b) George Washington
c) Woodrow Wilson
d) Fraklin Roosevelt

08-"Derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores,
greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e de combustíveis nas
principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários,
incapacidade governamental e crescente miséria das massas."
     
O quadro socialista descrito no texto conduziu à:
a) derrota dos franceses em 1914;
b) descolonização afro-asiática depois de 1945;
c) Rebelião dos Boxers na China depois de 1945;
d) Revolução Russa em 1917.

09-Analise os textos abaixo:
 
-  Texto I
"O que conta é que tenham a certeza de que existirão mais proprietários fundiários no campo e que serão eles, camponeses, que decidirão suas coisas, que organizarão sua própria existência."
      Texto II
      O que produziu foi uma insurreição e não uma composição. A insurreição das massas populares não precisa de justificação. Nós demos têmpera à energia revolucionária dos operários e dos soldados. Nós forjamos abertamente a vontade das massas para a insurreição. Nosso levante alcançou a vitória."
 
Esses textos expressam o sentimento de vitória:
 a) dos comunards, em 1871;
b) dos democratas russos, em 1905;
c) dos espartaquistas, em 1919;
d) dos bolcheviques, em 1917.


10-Leia estes trechos de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Grande Guerra: Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você
está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira
perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a
comer o seu pão. Por que não? Aqui desapareceu para sempre o
cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate. (Citados por EKSTEINS, Modris. "A sagração da primavera". Rio de Janeiro: Rocco, 1992.) Com base na leitura desses trechos, é CORRETO afirmar que o impacto dessa guerra

a) acelerou o processo de libertação das colônias afro-asiáticas, que se tornaram Estados independentes a partir de então.
b) deu origem a um influente movimento contra as guerras, que criou uma ordem internacional pacífica.
c) levou ao fortalecimento e consolidação dos regimes liberais já existentes, além de contribuir para o surgimento de novas democracias.
d) provocou uma crise nos valores dominantes até então, gerando descrédito em relação ao humanismo e ao racionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário