quinta-feira, 30 de junho de 2011

avaliação de história para 7 Ano

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E. PADRE ANCHIETA
NOVA ANDRADINA- MS
Professor (a): Joaquim Pereira de Almeida 
Habilitação: História  Disciplina: História   Ano: 7º Turma:   a  Turno:matutino  Ensino:  fundamental
Nome do aluno __________________________     Período:________

Avaliação de História.

01- O voto, também chamado de sufrágio censitário, é típico do Estado liberal (século XIX) e exigia que os seus titulares atendessem certas exigências tais como pagamento de imposto direto; proprietário de propriedade fundiária e usufruir de certa renda.No passado muitos grupos foram excluídos do direito de voto, em vários níveis. Algumas vezes essa exclusão é uma política bastante aberta, claramente descrita nas leis eleitorais; outras vezes não é claramente descrita, mas é implementada na prática por meios que parecem ter pouco a ver com a exclusão que está sendo realmente feita (p.ex., impostos de voto e requerimentos de alfabetização que mantinham afro-americanos longe das urnas antes da era dos direitos civis). E algumas vezes a um grupo era permitido o voto, mas o sistema eleitoral ou instituições do governo eram propositadamente planejadas para lhes dar menos influência que outro grupos favorecidos. Avalie o texto e destaque o tipo de voto hoje
a-aberto b-indireto c-direto d-de cabresto


02-O restabelecimento do comércio com o Oriente Próximo e o desenvolvimento das grandes cidades, começam a minar as bases da organização feudal, na medida em que aumenta a demanda de produtos agrícolas para o abastecimento da população urbana. Isso eleva o preço dessas mercadorias, permitindo aos camponeses maiores fundos para a compra de sua liberdade. Não que os servos fossem escravos; com o excedente produzido, poderiam comprar de seus senhores lotes de terras e, assim, deixar de cumprir suas obrigações junto ao senhor feudal.
Entre as causas da decadência do feudalismo, é correto mencionar:
I   o Renascimento Comercial e Urbano;
II.  o aparecimento de uma nova classe social: a burguesia;
III. a Guerra dos Cem Anos, envolvendo França e Inglaterra;
IV. a união do rei e dos senhores de terras, visando à centralização política.
As alternativas corretas são: 

a) I e IV
b) I, II e III
c) I e II
d) II, III e IV


03- Albi é hoje uma pacata cidade do Sul da França, não muito longe de Toulouse. No entanto, foi o centro principal de uma seita herética que, durante os séculos XII e XIII, propagou-se até o Norte da Itália, abalando o prestígio da Igreja. A heresia albigense negava alguns valores sociais, tais como, matrimônio a família e a propriedade. Anatematizados, os albigenses só desapareceram após a cruzada ordenada pelo papa Inocêncio III e levada a efeito por Simon de Monfort. Na verdade, sendo dualistas e procurando reunir em uma síntese o cristianismo e o paganismo oriental, os albigenses poderiam ser chamados de:
a) -maniqueístas  
b) -gnósticos
c) -agnósticos
d)- anarquistas

04-Peste negra é a designação por que ficou conhecida, durante a Idade Média, a pandemia de peste bubónica (português europeu) ou bubônica (português brasileiro) que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas[1][2], sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis[4], transmitida ao ser humano através das pulgas (Xenopsylla cheopis) dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. Os surtos de peste bubónica têm origem em determinados focos geográficos onde a bactéria permanece de forma endémica, como no sopé dos Himalaias e na região dos Grandes Lagos Africanos. As restantes populações de roedores infectados hoje existentes terão sido apenas contaminadas em períodos históricos.
No período medieval, a população enfrentou uma epidemia de extrema gravidade, a Peste Negra, a qual envolveu determinados aspectos, a saber:
Assinale a alternativa incorreta

a)-A epidemia foi, em seu conjunto, mais acentuada nos meios urbanos do que nos campos, e menos nas montanhas do que nas planícies.
b)- O impacto da peste fez surgir um movimento de histeria coletiva que se propagou por toda a Europa.
c)- A morte tornou-se um dos temas prediletos de artistas e poetas.
d)- A epidemia não conseguiu afetar as relações familiares e sociais, estabelecendo-se no período laços profundos de solidariedade.

05-Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a um pedaço de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
Sobre o feudalismo, assinale a alternativa correta:

 a) -A economia era dinâmica, monetária e voltada para o mercado.
 b) -A sociedade era móvel, permitindo a ascensão social.
 c) -O poder político estava centralizado nas mãos de um monarca absolutista;
 d)- As principais obrigações devidas pelos trabalhadores eram a corvéia e a talha.

 06-"Empunhando Durandal, a cortante,
O rei tirou-a da bainha, enxugou-lhe a lâmina,
Depois cingiu-a em seu sobrinho Rolando
E então o papa a benzeu.
O rei disse-lhe docemente, rindo:
Cinjo-te com ela, desejando
Que Deus te dê coragem e ousadia,
Força, vigor e grande bravura
E grande vitória sobre os infiéis." (La Chanson d'Aspremont)
A que ritual medieval se refere o texto? Qual o significado desse ritual?

a)-Ritual de iniciação para as cruzadas modernas.
b)-Ritual em que um jovem nobre era nomeado cavaleiro.
c)- Momento de consagração dos cavaleiros no final de cada batalha.
d)-Consagração final dada aos cavaleiros no inicio da guerra santa.


07-   O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a um pedaço de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.Impossibilitados de defender o reino, os soberanos delegaram poder aos senhores feudais. Por isso, e com vistas a se autoprotegerem, os senhores procuraram relacionarem diretamente. Sobre a citação é correto afirmar:
 
a)  A relação de suserania e vassalagem serviu para preservar a situação inferior do servo.
b) A descentralização política fez com que os reis desaparecessem.
c) O rei tornou-se vassalo dos grandes barões, perdendo suas terras.
d) Retrata relações elitizadas, baseadas na fidelidade e em obrigações recíprocas.

08-  Dispondo de grande poder econômico, a Igreja Católica possuía imensa riqueza, representada por bens móveis e imóveis. Em uma sociedade em que a terra se firmava como a base da riqueza, o fato de a Igreja converter-se na maior proprietária de terras ajuda a entender melhor a preponderância que assumiu na sociedade medieval, da qual se tornou dirigente, não só nos assuntos materiais mas como também nas questões temporais.Foram mecanismos usados pela Igreja para manter sua riqueza e poder:

a)  A cobrança de dízimos e a oposição dos reis francos medievais.
b)  A instituição do celibato clerical e a criação da inquisição.
c)  O controle sobre as terras do Império Romano e o apoio ao centralismo político.
d)  A tolerância do escravismo e o monopólio de saber.


09-"Durante o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em um país de tecelões  e batedores.O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentrou-se nas aglomerações mercantis que se fundavam por toda parte e animou um comércio cujo progresso era  incessante. Formaram-se assim as incipientes manufaturas de Bruges, Ypres, Lille, Douai e Arras." 
                                                                                                                                                          (Henri Pirenne)
Podemos relacionar o conteúdo deste texto com:
a) as invasões bárbaras, que aceleraram a formação de "vilas" durante o Baixo Império Romano;
b) o Renascimento Comercial, que atingiu o interior o da Europa a partir do século XI;
c) as feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa;
d) as mudanças econômicas européias, que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal;
 

10-"Em Paris, só pode ser ourives quem fizer o juramento e trabalhar segundo os usos e costumes dessa profissão.
Nenhum ourives pode trabalhar o ouro  se não for com a melhor técnica, e o produto deve exceder em qualidade a todos os ouros trabalhados em outras terras.
 Nenhum ourives pode ter mais que um aprendiz estrangeiro, que deverá ser parente seu ou de sua mulher, próximo ou distante, desde que lhe apraza."
O texto acima refere-se às:

a) corporações de ofício na Baixa Idade Média;
b) organizações sindicais dos Tempos Modernos;
c) guildas de mercadores da Europa Oriental;       
d) empresas familiares da Época Contemporânea;
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário