quinta-feira, 30 de junho de 2011

avaliação de história para 8 Ano

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.E. PADRE ANCHIETA
NOVA ANDRADINA- MS
Professor (a): Joaquim Pereira de Almeida 
Habilitação: História  Disciplina: História   Ano: 8º Turma:  a  Turno: matutino  Ensino:  fundamental
Nome do aluno    Período:

Avaliação de História.
01-Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
a ).Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França,em 1800.
b).Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
c)Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses.
d)Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões daEuropa, formando o chamado Império Napoleônico".

02-O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804 e inspirado no Direito
Romano, foi fonte de diretrizes legais  para os países  ocidentais capitalistas
porque:

a) Assegurava a igualdade civil entre os indivíduos.
b) Extinguia a escravidão nas colônias.
c) Instituía o direito de greve.
d) Limitava o direito à propriedade.

03-O processo de emancipação política brasileiro:

a)-tendeu a seguir o exemplo da América Espanhola, quer dizer, da
Independência da Bolívia, Venezuela e Peru;
b)_contou com grande participação popular, principalmente de negros e mulatos do Nordeste, que viviam na opressão;
c)- marginalizou os elementos populares, e manteve as estruturas sociais e
econômicas do período colonial;
d)-foi completado com o grito do Ipiranga, em 7 de setembro, com a decisiva
participação de D. Pedro;

04- A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio da história de Portugal e da história do Brasil em que a Família Real Portuguesa e a sua Corte de nobres e mais servos destes (inicialmente 15 mil pessoas) se instaram no Brasil, entre 1808 e 1820. Posteriormente, após 1822, alguns portugueses voltaram a sua pátria.A capital do reino de Portugal foi estabelecida na capital do Estado do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro,
Sobre o tratado de 1810 entre Portugal e  Brasil destaque.

a )-Garantiu o exclusivo comercial para Portugal.
b)- Iniciou-se uma larga repressão contra a produção inglesa, que tentava penetrar no mercado brasileiro.
c)-Ao estabelecerem taxas alfandegárias bastante elevadas, os portugueses conseguiram expulsar definitivamente os produtos ingleses do mercado brasileiro.
d)- A medida em que rompiam o protecionismo português, praticamente transferiam o Brasil para a dominação britânica. Os produtos ingleses tinham tratamento preferencial em nosso mercado.


05-Revolução Francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a)-a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra
os privilégios do clero e da nobreza;
b) -o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c)- a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d)- o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à
nobreza;

06- Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo
(1784 - 1765), os colonos ingleses na América recusaram-se a aceitar as
medidas impostas, baseando-se:

a) no fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;
b) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
c) no direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
d) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;

07-"A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano." 
                                                      (Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)
A citação anterior descreve:

a) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;
b) a colonização do Meio-Oeste dos Estados Unidos e a conseqüente implantação da indústria automobilística na região dos Grandes Lagos;
c) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;
d) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.
 
08Na Revolução Industrial, o pioneirismo inglês resultou de uma série de
fatores, entre os quais sua hegemonia marítimo-comercial. A concretização
dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida:
 
a) Decretou os Atos de Navegação.
b) Extinguiu o tráfico de escravos negros.
c) Assinou o Tratado de Methuen com Portugal.
d) Abriu os portos chineses aos navios ingleses.

09-Quando as hordas de gente que procuravam terra foram mais e mais para Oeste, o que aconteceu com os índios que vagavam por essas florestas, durante centenas de anos? Não podiam deter as hordas que se punham a caminho: lutavam, eram derrotados e empurrados para trás. Lutavam de novo, eram derrotados e novamente empurrados mais para trás ainda. O governo fazia tratado com eles. Prometia pagar-lhes a terra tomada pelos colonizadores, oferecia-lhes termos já estava nos seus calcanhares. Os índios, sem poder fazer outra coisa, assinavam os tratados e se mudavam. Antes que a tinta secasse, a multidão de pioneiros chegava.
A leitura do texto acima remete-nos:
 
a) à conquista do Oeste dos Estados Unidos;
b) à conquista do Oeste da região do Prata pelos ingleses;
c) à conquista do Peru pelos espanhóis;
d) à conquista do Canadá pelos franceses;
 10-No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
 
a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
c) Desagregação do feudalismo e centralização política.
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.
 

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